Música pode ser definida como uma organização cronológica de sons. Essa organização deve fazer sentido em melodia, ritmo e harmonia. Para conseguir organizar os sons, três conceitos são fundamentais na introdução à teoria musical: batida, ritmo e duração.

A batida é o pulso que fornece uma linha constante para o ritmo. Ritmo é o padrão repetido de sons, que podem ser longos, curtos, acentuados ou atenuados. Duração é o comprimento das notas ou sons ou silêncios que facilitam o ritmo.

Os sons são representados com sinais denominados notas. Essas notas são colocadas no pentagrama, que é o conjunto de cinco linhas paralelas e os espaços entre elas:

Pentagrama

Os nomes das notas são dados de acordo com suas posições no pentagrama. Para facilitar o entendimento, não entraremos no mérito das diferentes claves inicialmente. Vamos considerar apenas a Clave de Sol, que é utilizada para leitura em violão e guitarra, por exemplo:

Clave de Sol

Na figura acima, pode-se observar a Clave de Sol, ao lado esquerdo do Pentagrama; e a nota Sol, do lado direito. Com esses conceitos de introdução à teoria musical, podemos agora estudar as notas. Para entender as notas e suas posições no Pentagrama, veja o texto de Notas Musicais.

Share Button