A Terra é redonda por causa da gravidade. A força gravitacional é a mesma em todas as direções, portanto cada partícula da Terra é atraída com uma força da mesma magnitude, formando o formato mais eficiente: uma esfera.

Uma das características da massa é justamente atrair outra massa. Esse efeito não é perceptível em escala menor, como qualquer coisa contida no planeta Terra. Entretanto, quando levamos em consideração milhões de toneladas de massa, o efeito da gravidade é extremamente forte.

Em 2006, a International Astronomical Union decidiu que um dos critérios para um objeto ser considerado um planeta era a capacidade de tornar-se uma esfera. Essa “capacidade” só é obtida para objetos de aproximadamente mil quilômetros de raio, ou mais.

Por que asteroides e cometas não são planetas?

Justamente por não serem esferas. Nestes objetos, a força gravitacional não é forte o suficiente para vencer a própria estrutura do corpo.

A Terra é perfeitamente redonda?

Não. Por causa de seu eixo de rotação ser inclinado, a Terra não é perfeitamente esférica. Além disso, seu relevo varia bastante na superfície devido à formações rochosas e outros fenômenos naturais.

Por que a Terra é redonda

Share Button