Bits

Toda informação contida em um computador, seja texto, imagem ou programa, é armazenada como bits e bytes. Já ouviu falar que tudo em um computador se resume a 0’s e 1’s? Vejamos como isso funciona.

Bits são como átomos, a menor unidade de armazenamento. Um bit é capaz de armazenar apenas 0 ou 1. Qualquer informação que possa ser definida por dois estados também pode ser armazenada em um bit. Por exemplo, estados opostos em magnetismo: polos norte e sul. Ou ligado e desligado, no caso de uma instrução elétrica, por exemplo.

Como bits são extremamente simples e pequenos, definimos o byte.
 

Bytes

Byte é o agrupamento de oito bits. Um exemplo de informação armazenada é 1 0 1 1 0 0 1 0, ou seja, oito blocos de uns e zeros.

Quantos padrões de bits podemos formar com 1 byte? Se tivéssemos apenas um bit, teríamos dois padrões: 0 e 1. Com dois bits, teríamos quatro padrões: 00, 01, 10 e 11. Com três bits, teríamos oito padrões: 000, 001, 011, 010, 100, 101, 110 e 111. Logo:

Bits e Bytes

Com cada número de bits, conseguimos obter “2 elevado a número de bits” padrões. Por isso que a escala RGB do pixel vai de 0 a 255: para que cada informação de cada cor do pixel possa ser armazenada em apenas um byte. Portanto, através de bits e bytes, é possível entender o funcionamento básico dos computadores.

Share Button