neblina ocorre quando há formação de nuvens próximas ao solo (muito baixas). Esse fenômeno é mais comum em lugares frios, úmidos e elevados.  Para entender a formação da neblina, é necessário relembrar um conceito importante: condensação.

Condensação é a transformação da água em estado gasoso para estado líquido através de um resfriamento. É o contrário da vaporização, em que a água em estado líquido é aquecida até virar vapor.

Em locais muito úmidos e frios, quando a água evaporada encontra o ar frio, ocorre sua condensação. Ou seja, pequenas gotículas são formadas. Portanto, neblina é a condensação que ocorre junto à superfície, causada pelo resfriamento do ar quente e úmido quando entra em contato com o chão frio.

Processo semelhante ocorre nos carros quando está muito frio e a temperatura dentro do carro é maior do que a externa. O vidro, em contato com o ar frio externo, fica gelado. Quando o vapor suspenso no interior do carro entra em contato com o para-brisa, ocorre a condensação e o vidro fica embaçado.

Neblina

Share Button