Gamification é a aplicação de conceitos de jogos em contextos fora de jogos. Trata-se de uma técnica muito útil para estimular pessoas, sendo por isso utilizada em diversas situações em que depende-se de motivação e engajamento.

Como introdução ao gamification, vejamos um exemplo de aplicação abaixo, feito pela Nike:

 

Gamification

 

Através da criação de competições, troféus e medalhas, a Nike desenvolveu um aplicativo cujo objetivo era estimular as pessoas a se exercitarem. Como trata-se de um negócio, o objetivo final era a venda de mais tênis. Entretanto, a ação não citava isso em momento algum. O objetivo do uso de gamification é tornar as atividades mais divertidas, fazendo com que as pessoas mudem de comportamento ou criem um hábito – no caso, de se exercitarem.

Alguns mecanismos encontrados em jogos facilitam o processo: estímulo à competição ou cooperação; interação social (através do aplicativo, comparando seus números com de amigos); prêmios e recompensas (no exemplo da Nike, medalhas e troféus virtuais); e, ultimamente, a diversão.

Share Button