Um experimento: cientistas davam comida em momentos aleatórios para macacos em um laboratório. Esses macacos apresentavam grande descarga de dopamina no momento em que eram alimentados. Num segundo momento, uma campainha era tocada exatos dois segundos antes do alimento ser fornecido, que continuava a ser entregue em momentos aleatórios.

Após algum tempo, observou-se que a descarga de dopamina ocorria nos instantes em que a campainha soava, e não mais com a entrega da comida. Isso demonstra a capacidade de aprendizagem do cérebro dos macacos: por mais que eles fossem alimentados em momentos aleatórios, aprenderam que a campainha indicava que eles receberiam comida em breve.

De modo bastante simplificado, a teoria behaviorista, ou “comportamental”, indica que a mudança de comportamento é obtida através da aprendizagem: com um estímulo, ocorre um determinado comportamento. Este comportamento causa algumas consequências, que servem como feedback para a mudança de comportamento.

Esta teoria ajuda a compreender como os elementos de gamification estimulam as pessoas a se engajarem e participarem mais intensamente de determinadas atividades.

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