Introdução à Psicologia Social

Psicologia social é o estudo científico de como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam. Seus temas principais são, por exemplo:

• Como construímos nosso mundo social;
  • Como nossa intuição nos ajuda (ou atrapalha);
  • Como o comportamento social é definido por outras pessoas, por nossas atitudes, personalidade e fatores biológicos;
  • Como princípios da psicologia social se aplicam ao nosso dia a dia.

Apesar de a psicologia social ser criticada por documentar fatos aparentemente óbvios, experimentos demonstram um fenômeno interessante denominado hindsight bias (ou o fenômeno do eu-já-sabia): a tendência de exagerar a própria habilidade de perceber um fenômeno, após a sua ocorrência.

A maior parte da pesquisa em psicologia social é realizada de forma correlacional ou experimental. Estudos correlacionais analisam a relação entre duas ou mais variáveis, tentando determinar relações de causa ou efeito. Ao criar experimentos, os cientistas simulam condições reais em laboratório para determinar diferenças de comportamento em situações diversas.

Para começar a navegar por alguns tópicos da psicologia social, veja a psicologia da auto apresentação, persuasão e julgamentos.

2 Comments