O desafio da abdução alienígena começa quando extraterrestres sequestram 10 humanos para uma experiência. O líder alienígena explica:

“Queremos testar os limites da inteligência humana e vocês foram a amostra da população sorteada. Vamos fazer uma experiência simples. Deixaremos vocês em uma fila indiana, todos voltados para a frente. Em cada um de vocês será colocado um chapéu. Esse chapéu poderá ser verde ou roxo. Vocês não saberão a cor do chapéu que estarão usando, nem o das pessoas atrás de vocês. Conseguirão apenas enxergar a cor dos chapéus das pessoas à sua frente.

Na experiência, cada um de vocês, começando pelo último da fila, dirá em voz alta a cor do chapéu que acha que está usando. Se acertar, continuará vivo. Senão, será levado conosco para novas experiências e jamais retornará à Terra. A distribuição dos chapéus será completamente aleatória, portanto o número de chapéus verdes e roxos não será necessariamente igual.

Para darmos uma chance à vocês, deixaremos que vocês combinem alguma estratégia para tentar salvar o maior número de pessoas. Mas, que fique absolutamente claro! Vocês só poderão dizer uma palavra: “verde” ou “roxo”. Não podem mudar a entonação ou dizer qualquer outra coisa. Também não conseguirão utilizar espelhos ou outro recurso para tentar ver a cor do próprio chapéu.”

Fila

Você se junta ao resto do grupo para combinar uma estratégia. Alguém sugere:

- Vamos tentar salvar o maior número possível de pessoas! Minha estratégia é a seguinte: quem for o último da fila, fale a cor que mais enxerga na frente. Aí, todos repetem a cor dita e, dessa forma, salvaremos pelo menos metade! Já são 5 pessoas!

“Não é uma má estratégia”, você pensa, “mas será que não é possível combinar algo que salve ainda mais pessoas?”.

Sim, é possível! E este é o verdadeiro desafio da abdução alienígena. Como você consegue salvar, garantidamente, pelo menos 9 pessoas?

Para ver a resposta, veja o link a seguir: Resposta do Desafio da Abdução Alienígena.

Share Button