Algumas defesas famosas no xadrez são as seguintes:

Defesa Siciliana

A Defesa Siciliana ocorre quando se joga c5 em resposta a um e4. Ou seja, quando as brancas iniciam o jogo movendo o peão do rei duas casas para a frente, a resposta da defesa é mover o peão do bispo da rainha duas casas para a frente. Essa defesa é considerada a melhor resposta a um início de jogo em e4, que é extremamente comum. Com o movimento para c5, as pretas iniciam o controle indireto pelo centro do tabuleiro, ameaçando a posição d4

Defesa Siciliana

Defesa Caro-Kann

A Defesa Caro-Kann é semelhante à Siciliana, porém mais sólida e menos dinâmica. Ela ocorre quando, em resposta a uma abertura do peão do rei (e4), joga-se c6:

defesa_caro-kann

Defesa Francesa

A Defesa Francesa é considerada bastante sólida e resiliente, porém pode, de certa forma,  “travar” o jogo. A Defesa Francesa ocorre quando se joga e6 em resposta a um e4:

Defesa Francesa

Defesa Holandesa

A Defesa Holandesa é muito usada quando as brancas iniciam o jogo com o peão da dama, e não o do rei. Neste caso, responde-se com f5 o início de d4. Nessa configuração, as peças pretas  lutam pelo controle da casa e4 à distância, conforme a teoria hipermoderna do xadrez:

Defesa Holandesa

Veja as Aberturas Famosas do Xadrez e, para informações mais iniciais sobre o jogo, veja as Regras do Xadrez.

Share Button