Aberturas Famosas no Xadrez
Abertura é a fase da partida que contém o grupo de movimentos iniciais das peças. A abertura é uma fase crucial do jogo, pois determinará o posicionamento das peças no tabuleiro, podendo fornecer maior vantagem para um dos jogadores. De forma geral, os objetivos da abertura são:
- Mobilizar peças para casas úteis, onde elas possam exercer maior influência sobre a região do tabuleiro (seja ameaçando outras peças ou guardando uma posição estratégica)
- Controlar o centro do tabuleiro, o que fornece vantagem bastante importante. Essa teoria é apoiada pela Escola hipermoderna de xadrez, que defende o controle indireto do centro do tabuleiro, com peças que ameacem ataque a esta região, mas sem necessariamente sua presença física lá (com peões, por exemplo).
- Proteger o rei, através da estratégia do Roque. Neste lance, o rei é transferido de sua casa original para duas casas em direção à torre. A torre é então transferida sobre o rei para a casa ao lado do rei, conforme esquema abaixo:
Algumas aberturas famosas no xadrez são as seguintes:
Abertura Inglesa
A Abertura Inglesa consiste na movimentação do peão para a casa c4. A ideia é abrir pelos flancos e ameaçar a casa d5, de acordo com a teoria hipermoderna:
Abertura Zukertort
Também conhecida como “Réti”, a Abertura Zukertort consiste em estratégia semelhante à inglesa, também seguindo a teoria hipermoderna. Neste caso, se inicia o jogo com o cavalo em direção ao centro:
Veja algumas Defesas Famosas no Xadrez.
2 Comments
Costumo jogar sozinho o xadrez do meu computador e normalmente faço um gambito de Dama que normalmente é não aceite e o melhor resultado conseguido tem sido um empate. A defesa tem sido ou pião de dama também ou cavalo ala de rei. Já reparei que o programa consegue contrariar qualquer lance que eu faça excetuando os jogos em que empato. A minha criatividade está indo de mal para pior… O proximo jogo vou jogar o pião de bispo ala de dama só para ver quais são os resultados. Caro Sávio obrigado pelos concalhos dados e até breve. Rui Jorge Assis
Meus parabéns pela iniciativa!