Escansão
Um dos fatores mais importantes ao analisar um poema é a contagem de sílabas poéticas. A essa prática, dá-se o nome de escansão.
De forma geral, escansão é a contagem dos sons dos versos. Essa contagem difere da simples separação de sílabas das palavras, pois segue as seguintes regras:
1) Após a última sílaba tônica do verso, não contamos mais nenhuma;
2) Podem-se fundir duas ou mais vogais de palavras diferentes, formando apenas uma sílaba poética.
Você deve se recordar das regras de acentuação tônica das palavras. Uma palavra é oxítona caso a sílaba tônica (sílaba mais acentuada, mais “forte”) seja a última. Por exemplo: ca-fé, in-te-ri-or, trem etc. Paroxítona é a palavra cuja sílaba tônica seja a penúltima: por-ta, co-ma-dre, de-ter-gen-te etc. Por fim, proparoxítona é a palavra cuja sílaba tônica ocorre na antepenúltima: mé-di-co, pró-te-se, an-tí-do-to etc.
De acordo com a primeira regra acima, paramos a contagem de sílabas na última tônica do verso. Vejamos como isso funciona no poema abaixo:
SENTIDO
nesses dias
escassos
ainda não sei
ao certo
por que me levantei
A separação das sílabas poéticas ocorre da seguinte forma:
1) Nes | ses | di (3)
2) es | ca (2)
3) a | in | da | não | sei (5)
4) ao | cer (2)
5) por | que | me | le | van | tei (6)
Os números entre parênteses indicam o número de sílabas poéticas do verso. Repare que, nos versos 1, 2 e 4, a contagem de sílabas poéticas difere da separação silábica. Isso ocorre, pois os versos terminam com palavras paroxítonas (“dias”, “escassos” e “certo”). Ou seja, a sílaba tônica é a penúltima e, portanto, a última sílaba do verso não é contada.
A segunda regra trata de um fenômeno chamado elisão. Elisão é o processo fonético em que há supressão de letras em uma palavra ou expressão. Por exemplo, “d’água” (de água).
A elisão também influencia a contagem de sílabas poéticas, como no poema abaixo:
NOITE
O tempo passando
Noite de vento suave
Saudade em meu peito
Neste caso, a escansão é realizada da seguinte forma:
1) O | tem | po | pas | san (5)
2) Noi | te | de | ven | to | su | a (7)
3) Sau | da | de em | meu | pei (5)
Repare que, no terceiro verso, de + em é contado como apenas uma sílaba poética. Quando pronunciamos o trecho em questão, naturalmente suprimimos a vogal átona em “de” na junção com a vogal que inicia a palavra seguinte “em”.
Como escansão é a contagem dos sons dos versos, uma boa dica é ler em voz alta.
Veja também como os poemas são classificados de acordo com sua métrica.
Os poemas utilizados como exemplo são de autoria de Paulo Manso (autor de Foi-se e O Breve Momento de Existir).
Como é a escansão desse poema de Camoes
O dia em que nasci moura e pereça,
Não o queira jamais o tempo dar,
Não torne mais ao Mundo, e, se tornar,
Eclipse nesse passo o sol padeça.
A luz lhe falte, o céu se lhe escureça,
Mostre o Mundo sinais de se acabar,
Nasçam-lhe monstros, sangue chova o ar,
A mãe ao próprio filho não conheça.
As pessoas, pasmadas de ignorantes,
As lágrimas no rosto, a cor perdida,
Cuidem que o mundo já se destruiu.
Ó gente temerosa, não te espantes,
Que este dia deitou ao Mundo a vida
Mais desgraçada que jamais se viu!
Poderia verificar esse poema de Camoes ?
0 / dia em / que / nas / ci / mou / ra / e / pe / re / ça,
N / ão o / quei / ra / ja / mais / o / tem / po / dar, /
N / ão / tor / ne / mais / ao / Mun / do, / e, / se / tor / nar, /
E / clip / se / nes / se / pas / so o / sol / pa / de / ça. /
A / luz / Ihe / fal / te, o / céu / se / he es / cu / re / ça, /
Mos / tre o / Mun / do / si / nais / de / se a / ca / bar, /
N / as / çam / -lhe / mons / tros, / san / gue / cho / va o ar, /
a / m / ãe ao / pró / prio / fil / ho / n / ão / con / he / ça. /
As / pes / so / as, / pas / ma / das / de ig / no / ran / tes, /
As / lá / gri / mas / no / ros / to, a / cor / per / di / da, /
Cui / dem / que o / mun / do / já / se / des / truiu. /
Ó / gen / te / te / me / ro / sa, / n / ão / te es / pan / tes, /
Que es / te / dia / dei / tou ao / Mun / do a / vi / da /
mais / des / gra / ça / da / que ja / mais / se / viu! /
Olá a todos do canal e aos amantes do especialMENTE…
A minha participação aqui é somente contribuir com o canal…
Escansar ou escandir? o correto será escandir?
“rr, ss” na divisão de silabas se separam, exemple: r – r, s – s, car-ro, pas-so,
mas na escansão não se separam, ficando assim, como exemplo, ca-rro, pa-sso, certo?
A elisão poderá acontecer quando uma palavra termina em silaba átona e a outra começa com uma vogal também átona…
mas acontece no meio de palavra onde os hiatos podem se elidir, esta certo ou não? E se podem elidirem, em quais casos isso acontece?
está certo assim?!
So/mos mui/tos Se/ve/ri/nos
Iguais/ em tu/do /na/ vi/da:
Na/ mes/ma ca/be/ça gran/de
Que/ a cus/to/ é/ que/ se equi/li/bra,
No/ mes/mo vem/tre cres/ci/do
So/bre as/ mes/mas per/nas fi/nas
e/ iguais/ tam/bém por/que/ o san/gue,
que/ usa/mos tem/ pou/ca tin/ta.
Muito bom! Abaixo com pequenas modificações:
So/mos mui/tos Se/ve/ri/nos
I/guais/ em tu/do /na/ vi/da:
Na/ mes/ma ca/be/ça gran/de
Que a cus/to é/ que/ se e/qui/li/bra,
No/ mes/mo ven/tre cres/ci/do
So/bre as/ mes/mas per/nas fi/nas
e i/guais/ tam/bém por/que o san/gue,
que u/sa/mos tem/ pou/ca tin/ta.
São versos de 7 sílabas poéticas.
poderia me ajudar com contagem métrica desses versos:
Somos muitos Severinos
Iguais em tudo na vida:
Na mesma cabeça grande
Que a custo é que se equilibra,
No mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
Acho que é assim:
So/mos mui/tos Se/ve/ri/nos 8
I/guai/sem tu/do na/vi/da 8
Na/ mes/ma ca/be/ça gran/de 8
Quea cus/toé que/ see qui/li/bra 8
No mes/mo ven/tre cres/ci/do 8
So/breas mes/mas per/nas fi/nas 8
Ei/ guais tam/bém por/queo san/gue 8
Queu sa/mos tem pou/ca tin/ta 8
Todos os versos tem 8 sílabas, porém como contamos até a última sílaba tônica,
eles contam 7 sílabas poéticas,
Ó retrato da Morte! Ó Noite amiga, pode escansar esse poema para mim por favor
como fica a escansão, ou seja, a divisão em sílaba métrica do verso “e a alma de sonhos povoada eu tinha…
como fica a escansão do verso “e a alma de sonhos povoada eu tinha…
Olá, gostaria de saber do porquê haver vogais que juntam e algumas vogais que não juntam. A junção das vogais é sempre obrigatória?
No poema o verso: “Ainda não sei” não poderia ser feita uma elisão na contagem de sílabas poéticas?
ain / da / não / sei (4)
Nesse caso eu diria que sim pois é como se não pronunciássemos o primeiro ‘a’ de ‘ainda’:
(a) in / da / não / sei
Favor, fazer a escansão dos seguintes versos, mas diga por que?
1) talvez irremediável
2) aguda recaída
Obrigado
Tal / vez / ir / re / me / di / á (7 sílabas, a contagem para na última tônica)
A / gu / da / re / ca / í (6 sílabas)
correto, parábens!
Boa tarde, poderia fazer a escansão dos versos:
Lacere até doer
e no ego moer:
Obrigado
La / ce / re a / té / do / er
E / no / e / go / mo / er
6 sílabas poéticas
Boa tarde, poderia escandir o verso:
“Nenhuma intenção, ainda”
Obrigado!
Saulo Torquato
Ne / nhu / ma in / ten / ção / a / in
Boa dia grande equipe!
Um breve e valioso comentário é que essa página parece o maior remédio dos últimos tempo. Sempre estamos a mercê de alguma pergunta e resposta. Graças a Deus, ainda existe humanos.
No momento atual, estou precisando da escansão da letra da música de Chico Buarque “COTIDIANO”, para uma escola de educação básica, mas ainda não consegui.
Agradeço a atenção.
Olá! Essa música tem versos decassílabos (10 sílabas poéticas). Por exemplo:
E / me / bei / ja / com a / bo / ca / de hor / te / lã
Alguns versos parecem se encaixar melhor com 11 sílabas, mas no geral me parecem 10.
Verdadeira riqueza esses comentários. Gostaria muito de encontrar alguém que me ajuda-se a fazer a escansão a letra da canção Cotidiano de Chico Buarque. É pra escola. E não é muito fácil. Nota de atividades
Olá, boa noite! Você poderia me dizer se esta contagem está correta?
u-ma-mu-lher-in-co-MO-da (7)
é-in-ter-di-TA-da (5)
le-va-da-pa-ra~o-de-PÓ-si-to (7)
das-mu-lhe-res-que-in-co-MO-dam (8)
Uma canção popular (séc. xix-xx): – Angélica Freitas
Olá, Rayane. Sim, está correta! Só faria um ajuste no último verso, com a elisão de “que” com “in”, que deixaria o verso com 7 sílabas poéticas:
das / mu / lhe / res / que in / co / MO / (dam)
correto, parábens!
Bom Dia eu estou com algumas dificuldades a fazer a separação destes versos:
“Quando nós vamos ambos, de mãos dadas,”
“Aquela, que eu adoro, não é feita”
Poderia me ajudar? Grato pela atenção
Olá! Seguem os versos abaixo:
Quan / do / nós / va / mos / am / bos / de / mãos / da / (das)
A / que / la / que eu / a / do / ro / não / é / fei / (ta)
São versos de 10 sílabas poéticas
Aí em “aquela que eu adoro” sabendo que na elisão podemos fundir duas ou mais vogais então deve ficar assim: a/que/la/ que-eu-a/do// .
Oi! Poderia conferir se fiz certo?
Se/te a/nos/ de/ pas/tor/ Já/có/ ser/via
La/bão,/ pai/ de/ Ra/quel/, ser/ra/na/ be/la;
Mas/ não/ ser/via/ ao/ pai/, ser/via/ a/ ela,/
Que/ a e/la/ só/ por/ prê/mio/ pre/ten/dia./
ABBA
Os/ di/as,/ na es/pe/ran/ça/ de/ um/ só dia,
Pas/as/va,/ con/ten/tan/do-se/ com/ vê/-la;
Po/rém/ o/ pai/, usan/do/ de/ cau/te/la,
Em/ lu/gar/ de/ Ra/quel/ lhe/ deu/ a/ Lia.
ABBA
Ven/do/ o /triste/ Pas/tor/ que com/ em/ga/nos
Assim /lhe/ era/ ne/ga/da/ a sua/ Pas/to/ra,
Co/mo/ se a/ não ti/ve/ra/ me/re/ci/da;
CDE
Co/me/çou/ a ser/vir/ ou/tros se/te/ a/nos,
Di/zen/do:/ Mais/ ser/viria,/ se/ não/ fo/ra
Pa/ra tão/ lon/go/ a/mor/ tão/ cur/ta/ a vi/(da).
CDE
Muito bem! Faria apenas pequenos ajustes:
Mas / não / ser / vi / a ao / pai / ser / vi / a a / e / (la)
Pas / sa / va / con / ten / tan / do / se / com / vê
Po / rém / o / pai / u / san / do / de / cau / te / (la)
Ven / do o / tris / te / Pas / tor / que / com / en / ga / (nos)
As / sim / lhe e / ra / ne / ga / da a / sua / Pas / to / (ra)
Co / me / çou / a / ser / vir / ou / tros / se / te a / (nos)
Olá!
Tudo bem?
Poderia me ajudar com a contagem das sílabas poéticas e classificação dos versos do poema “Ossário Pessoal IV”?
O dilúvio era antes
Nada posso dizer
Eis o obscuro
Sob teu nome me descarno
Quero fazer milagres
Quero combater o inimigo
Quero que me abandones
Ao furor da primeira palavra
Ó obscuro
Descerra os olhos
Os mesmos olhos
Por onde O vejo
Me vês?
Eu arguo aos ossos do mito
Mas Teu nome não ouso dizer
Sou apenas a sombra
De que tudo dói.
Esses são versos livres, sem uma metragem regular.
oii vc poderia me ajudar na escansão :
Quando eu me sento à janela
P’los vidros que a neve embaça
Vejo a doce imagem dela
Quando passa… passa… passa…
Cada verso tem 7 sílabas poéticas. Por exemplo:
Quan / do eu / me / sen / to à / ja / ne / (la)
olá poderia ajudar -me a fazer a divisão deste poema “Amor Vivo”,
Amar! mas d’um amor que tenha vida…
Não sejam sempre tímidos harpejos,
Não sejam só delirios e desejos
D’uma douda cabeça escandecida…
Amor que vive e brilhe! luz fundida
Que penetre o meu ser — e não só beijos
Dados no ar — delírios e desejos —
Mas amor… dos amores que têm vida…
Sim, vivo e quente! e já a luz do dia
Não virá dissipa-lo nos meus braços
Como névoa da vaga fantasia…
Nem murchará do sol á chama erguida…
Pois que podem os astros dos espaços
Contra débeis amores… se têm vida?
Esse poema possui versos de 10 sílabas poéticas. Por exemplo:
A / mar / mas / d’um / a / mor / que / te / nha / vi / (da)
Olá, td bem?
Poderia me ajudar com a contagem das sílabas poéticas e classificação dos versos do texto “A Carolina”
“Querida, ao pé do leito derradeiro
Em que descansas dessa longa vida,
Aqui venho e virei, pobre querida,
Trazer-te o coração do companheiro.
Pulsa-lhe aquele afeto verdadeiro
Que, a despeito de toda a humana lida,
Fez a nossa existência apetecida
E num recanto pôs um mundo inteiro.
Trago-te flores, – restos arrancados
Da terra que nos viu passar unidos
E ora mortos nos deixa e separados.
Que eu, se tenho nos olhos malferidos
Pensamentos de vida formulados,
São pensamentos idos e vividos.”
Oi, Larissa. Esses versos são decassílabos:
Que / ri / da, ao / pé / do / lei / to / der / ra / dei (ro)
Em / que / des / can / sas / des / sa / lon / ga / vi (da)
E assim por diante, cada um com 10 sílabas poéticas.
(URGENTE) Poderia fazer a contagem de sílabas poéticas e a separação do seguinte:
Cordames e redes dormindo no fundo
A popa estendidas, as velas molhadas
Foi noite de chuva nos mares do mundo
Pureza do largo, pureza da aurora
Há Viscos de sangue no solo da feira
Se eu tivesse um barco, partiria agora
O longe que aspiro no vento salgado
Tem gosto de um corpo que cintila e cheira
Para mim sozinho num mar ignorado.
Esses versos têm 11 sílabas poéticas. Por exemplo:
Cor / da / mes / e / re / des / dor / min / do / no / fun / (do)
ESCANSÃO E QUANTAS SÍLABAS POÉTICA TEM O POEMA “TRADUZIR-SE” DE FERREIRA GULLAR
Não há uma métrica constante neste poema. Ele começa com estrofes de quatro versos com 6-4-6-4 sílabas poéticas, mas muda ao longo do poema.
oi tudo bem
como vc faria a escansão desse verso:
“sendo um exemplo de fé e pureza”
Olá, Vitor! Faria dessa forma:
sen / do um / e / xem / plo / de / fé / e / pu / re
São 10 sílabas poéticas.
sen/ do um/e/xem/plo/de/fé/e/pureza
ACHO q seja assim
pu/re/za
corta o za
Correto! 🙂
como faz a escanção deste poema:
A primavera
com suas flores
pincela a mata
de muitas cores
enfeita o campo
toda a floresta
como se cada dia
fosse uma festa
nos ramos verdes
abriga ninhos
e põe perfumes em todos os caminhos
os insetos voam
de flor em flor
os passarinhos cantam
cheios de amor
as borboletas
parecem flores
com suas asas
e muitas cores
Boa tarde, você poderia me ajudar com a escansão do Poema Coração é Terra que Ninguém Vê de Cora Carolina. Desde já grata.
Quis ser um dia, jardineira
de um coração.
Sachei, mondei – nada colhi.
Nasceram espinhos
e nos espinhos me feri.
Quis ser um dia, jardineira
de um coração.
Cavei, plantei.
Na terra ingrata
nada criei.
Semeador da Parábola…
Lancei a boa semente
a gestos largos…
Aves do céu levaram.
Espinhos do chão cobriram.
O resto se perdeu
na terra dura
da ingratidão
Coração é terra que ninguém vê
– diz o ditado.
Plantei, reguei, nada deu, não.
Terra de lagedo, de pedregulho,
– teu coração. Bati na porta de um coração.
Bati. Bati. Nada escutei.
Casa vazia. Porta fechada,
foi que encontrei…
Não sei se ficou certo desse jeito que eu fiz olha:
sete anos o pastor Jacó servia
labão, pai de Raquel, serrana bela:
ficou deste jeito:
Se/te/a/nos/de/pas/tor/Ja/có/ser/via – 11 sílabas
La/bão/pai/de/Ra/quel/ser/ra/na/be/la – 11 sílabas
Muito bem! O primeiro verso está correto, mas também poderia começar com “Se / te a / nos” para ficar com 10 sílabas. O segundo verso tem 10 sílabas poéticas na verdade, pois a última sílaba a ser contada é “be” em “bela” (pois é a última sílaba tônica).
oi, você poderia fazer a escanção para mim, por favor: “Tristeza não tem fim,Felicidade, sim.”
Tris / te / za / não / tem / fim
Fe / li / ci / da / de / sim
6 sílabas poéticas (conta-se a última por ser tônica)
Como fazer a escansão do poema Cais matutino,estou com uma certa dificuldade. Não entendi direito como fazer a escansão.
Olá, Ellen. Esse poema tem versos de 11 sílabas poéticas. Seguem abaixo os primeiros dois versos como exemplo:
Mer/ca/do/ do /pei/xe,/ mer/ca/do /da au/ro(ra)
Can/ti/gas,/ a/pe/los,/ pre/gões /e /ri/sa/(das)
Du/ran/te /a /nos/sa /vi/da/:
Co/nhe/ce/mos/ pes/soas/ que/ vêm /e/ que /fi/cam/,
Ou/tras /que/ vêm/ e /pas/sam./
Exis/tem/ a/que/las /que,/
Vêm,/ fi/cam /e /de/po/is de /algum /tem/po/ se/ vão./
Mas /exis/tem/ a/que/las/ que/ vêm /e/ se /vão /com /uma /e/nor/me /von/ta/de/ de/ fi/car./..
Tá certo?
Olá, Maria Clara. Segue abaixo com pequenos ajustes:
Du/ran/te a /nos/sa /vi/da/:
Co/nhe/ce/mos/ pes/so/as/ que/ vêm /e/ que /fi/cam/,
Ou/tras /que/ vêm/ e /pas/sam./
E/xis/tem/ a/que/las /que,/
Vêm,/ fi/cam /e /de/po/is/ de al/gum /tem/po/ se/ vão./
Mas /e/xis/tem/ a/que/las/ que/ vêm /e/ se /vão /com /u/ma e/nor/me /von/ta/de/ de/ fi/car
A escansão poética sempre começa por uma sílaba tônica? Fiquei confusa ao tentar fazer a escansão desses versos:
E | com | me | do i | rri | guei | -lhe os | can | tos,
E a | ilu | mi | no | com | meus | so | rri | sos,
Principalmente este: E | fal | sos | ar | ti | fí | cios.
E este: Deu u | ma | ma | çã | que | re | lu | zi | a.
Sen | do | mi | nha, | não | vê | pe | ri | go.
De | ma | nhã, a | le | gre, a | cho | caí | do,
Sob | es | sa | plan | ta o | meu i | ni | mi | go.
Muito bom! Faria pequenos ajustes:
E | com | me | do i | rri | guei | -lhe os | can | tos,
E a i | lu | mi | no | com | meus | so | rri | sos,
E | fal | sos | ar | ti | fí | cios.
Deu u | ma | ma | çã | que | re | lu | zi | a.
Sen | do | mi | nha, | não | vê | pe | ri | go.
De | ma | nhã, a | le | gre, a | cho | caí | do, (tecnicamente separaríamos “nhã” de “a” pois “nhã” é sílaba tônica, mas o poema usa versos de 8 sílabas então considero isso uma “licença poética”)
Sob | es | sa | plan | ta o | meu i | ni | mi | go. (também poderíamos separar “meu” de “i” pois “meu” é tônico, então também considero isso uma licença poética para manter os 8 versos)
Tem uma regra que diz que não se separa “SS e RR” na escansão poética. Mas sempre encontramos algo diferente. Ex: Sob | es | sa | plan | ta o | meu i | ni | mi | go.
Sobre…… essa(dois s) e são separados? Perdão, poderia explicar o que acontece ai, se a regra diz não separar?? É preciso muito da escansão da letra de canção COTIDIANO de Chico Buarque, mas encontro muitas divergências..
Eu acho que se pode separar SS e RR sim, mas de qualquer forma isso não alteraria o número de sílabas poéticas.
Sobre Cotidiano, essa música tem versos decassílabos (10 sílabas poéticas). Por exemplo:
E / me / bei / ja / com a / bo / ca / de hor / te / lã
Alguns versos parecem se encaixar melhor com 11 sílabas, mas no geral me parecem 10.
Olá, boa tarde.
Quando ocorre um hiato seguido de palavra começada com vogal ou h, como ocorre a elisão? Por exemplo:
“alegria aflita”
E se houver mais uma vogal? Por exemplo:
“alegria e aflita”
E há a elisão em palavras monossílabas? Por exemplo:
“No ar”
Grata.
Olá, Carla, boa tarde. Seguem as respostas abaixo:
1) a / le / gri / a a / fli – 5 versos poéticos. Ocorre elisão pois o “a” de “alegria” e o “a” de “aflita” são sílabas átonas
2) a / le / gri / a e / a / fli – 6 versos poéticos
3) No / ar – De maneira geral eu diria que não há elisão em palavras monossilábicas, apenas nos casos em que ambas palavras sejam monossílabos átonos. Por exemplo “e em”, que eu consideraria apenas 1 sílaba poética com elisão
Ok! Muito grata 😄
não estou conseguindo fazer, alguém poderia me ajudar
Ausência (Carlos Drummond de Andrade)
Por muito tempo achei que a ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não a lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
que rio e danço e invento exclamações alegres,
porque a ausência, essa ausência assimilada,
ninguém a rouba mais de mim.
ME AJUDEM! Faça a escansão da terceira estrofe do poema “Agora é”. Classifique cada verso dessa estrofe quando ao número de sílabas poéticas.
Agora é diferente
Tenho o teu nome o teu cheiro
A minha roupa de repente
ficou com o teu cheiro
Agora estamos misturados
No meio de nós já não cabe o amor
Já não arranjamos
lugar para o amor
Já não arranjamos vagar
para o amor agora
isto vai devagar
isto agora demora
Du/ran/te /a /nos/sa /vi/da/:
Co/nhe/ce/mos/ pes/soas/ que/ vêm /e/ que /fi/cam/,
Ou/tras /que/ vêm/ e /pas/sam./
Exis/tem/ a/que/las /que,/
Vêm,/ fi/cam /e /de/po/is de /algum /tem/po/ se/ vão./
Mas /exis/tem/ a/que/las/ que/ vêm /e/ se /vão /com /uma /e/nor/me /von/ta/de/ de/ fi/car./..
Tá certo?
Em os coraçõe/s hu/manos ?
Ola boa noite, estou fazendo a escanção de uma musica, mas acredito que não esteja correto.
Que/ po/vo/ can/ta /com/ gar/ra o/ hi/no/ do /seu es/ta/do? (A) 14
E/ que/ re/bro/ta/ mais/ for/te em/ ca/da/ gu/ri/ pil/cha/do? (A) 14
Se al/guém/ ven/ceu uma/ gue/rra/, se/ vê/ na/qui/lo /que /traz, (B) 12
Nem/ mes/mo/ ga/nhar/ a/ gue/rra/ nos/ va/le/ mais/ do que a /paz! (B) 13
A /Se/ma/na Far/rou/pilha/, de /no/vo, acen/de/ es/sa cha/ma… (A) 15
Nos/sa/ Cul/tu/ra es/ta/ vi/va/, pois/ es/sa /gen/te/ lhe a/ma! (A) 14
A/ vi/to/ria/, dia-a-dia/, é /nos/sa e/ nós/ me/re/ce/mos; (B) 12
Por isso/ co/me/mo/ra/mos/ a/ gue/rra/ que não/ per/de/mos! (B) 12
Quem/ diz/ que/ nós/ fes/te/ja/mos (A) 7
U/ma/ gue/rra/ que/ per/de/mos, (B) 7
Não/ vê /que/, ne/la/, ga/nha/mos (A) 7
A i/den/ti/da/de/ que/ te/mos! (B) 7
Dez/ anos/ pe/lean/do/ jun/tos/ de uma/ his/to/ria vi/to/rio/sa; (A) 15
Im/pó/ndo/ o pró/prio/ res/pei/to/ que/ ga/ran/tiu/ paz/ hon/ro/sa! (A) 15
O/ gaú/cho/ er/gueu a/ es/pa/da/ por/que o/ Im/pé/rio/ o fe/riu/, (B) 15
A/ mes/ma/ es/pa/da/ que/ há/ tem/pos/ já /de/fen/dia o/ Bra/sil/! (B) 15
A/ ju/vem/tu/de/ gaú/cha/ re/no/va a/ nos/as/ pai/xão/, (A) 14
Vai/ se a/faz/tando/ do/ vi/cio/ quem/ gos/ta/ da/ tra/di/cão/…(A) 14
Cria/mos/ os/ nos/sos fi/lhos/ do/ jei/to/ que/ nós/ cres/ce/mos, (B)14
Ali/cer/çan/do os/ va/lo/res/ da/ gue/rra/ que/ não/ per/de/mos!(B) 14
Muito bom! Segue nova versão abaixo com algumas alterações sugeridas. Repare que, no geral, a música foi composta em versos de 15 sílabas poéticas. Os dois primeiros versos deveriam ter 14 sílabas, porém em ambos ocorre elisão (em negrito). Então poderíamos retirar a elisão e considerar por “licença poética” que estes versos também têm 15 sílabas. Por fim, sugeri algumas alterações na indicação das rimas trocando as letras quando a rima é diferente:
Que/ po/vo/ can/ta /com/ gar/ra o/ hi/no/ do /seu / es/ta/do? (A) 14
E/ que/ re/bro/ta/ mais/ for/te em/ ca/da/ gu/ri/ pil/cha/do? (A) 14
Se al/guém/ ven/ceu u/ ma/ guer/ra/, se/ vê/ na/qui/lo /que /traz, (B) 15
Nem/ mes/mo/ ga/nhar/ a/ guer/ra/ nos/ va/le/ mais/ do / que a /paz! (B) 15
A /Se/ma/na Far/rou/pi/ lha/, de /no/vo, acen/de/ es/sa cha/ma… (C) 15
Nos/sa/ Cul/tu/ra es/ta/ vi/va/, pois/ es/sa /gen/te/ lhe a/ma! (C) 15
A/ vi/to/ria/, di/a-a-/di/a/ é /nos/sa e/ nós/ me/re/ce/mos; (D) 15
Por/ is/ so/ co/me/mo/ra/mos/ a/ guer/ra/ que / não/ per/de/mos! (D) 15
Quem/ diz/ que/ nós/ fes/te/ja/mos (E) 7
U/ma/ guer/ra/ que/ per/de/mos, (D) 7
Não/ vê /que/, ne/la/, ga/nha/mos (E) 7
A i/den/ti/da/de/ que/ te/mos! (D) 7
Dez/ a/nos/ pe/lean/do/ jun/tos/ de uma/ his/to/ria /vi/to/rio/sa; (F) 15
Im/pó/ndo/ o pró/prio/ res/pei/to/ que/ ga/ran/tiu/ paz/ hon/ro/sa! (F) 15
O/ ga/ú/cho er/gueu /a es/pa/da/ por/que /o Im/pé/rio o/ fe/riu/, (G) 15
A/ mes/ma es/pa/da/ que há/ tem/pos/ já /de/fen/dia o/ Bra/sil/! (G) 15
A/ ju/vem/tu/de/ gaú/cha/ re/no/va a/ nos/as/ pai/xão/, (H) 15
Vai/ se a/fas/tando/ do/ vi/cio/ quem/ gos/ta/ da/ tra/di/cão/…(H) 15
Cri/a/mos/ os/ nos/sos /fi/ lhos/ do/ jei/to/ que/ nós/ cres/ce/mos, (D) 15
A/li/cer/çan/do os/ va/lo/res/ da/ guer/ra/ que/ não/ per/de/mos!(D) 15
Ola, boa tarde!
Obrigada pelas dicas, e me corrija se eu estiver equivocada, acredito que esta música se ria classificada como um verso bárbaro por ter mais de 12 sílabas poéticas.
Correto! 🙂
Não-te a-mo-co-mo-se-fo-sses-ro-sa-de-sal, to-pá-zio
ou-fle-cha-de-cra-vos-que-pro-pa-gam-o-fo-go:
amo-te-co-mo-se a-mam-cer-tas-coi-sas-obs-cu-ras,
se-cre-ta-men-te, en-tre a -som-bra e a a-lma.
Te a-mo-co-mo a-plan-ta-que-não-flo-resce e-le-va
den-tro-de-si, o-cul-ta a-luz-da-que-las-flo-res,
e-gra-ças a-teu-a-mor-vi-ve e-scu-ro em-meu-cor-po
o a-per-ta-do a-ro-ma-que-as-cen-de-a-terra.
Te a-mo-sem-sa-ber-co-mo,-nem-quan-do,-nem-on-de,
te a-mo di-re-ta-men-te-sem-pro-ble-mas-nem-or-gu-lho:
a-ssim-te a-mo-por-que-não-sei a-mar-de ou-tra-ma-nei-ra,
se-não a-ssim-des-te-mo-do em-que-não-sou-nem-és
tão-perto-que-tua-mão-so-bre-meu-pei-to é-mi-nha
tão-perto-que-se-fe-cham-teus-o-lhos-com-meu-so-nho.
esta certo ?
Excelente! O único ajuste que eu faria é em “te amo”. Como “a” de “amo” é sílaba tônica, não há elisão. Então seria “te/a/mo/…”
Muito obrigada
Oi… Só por curiosidade, tentei escrever um poema todo em trovas (7 sílabas cada verso)… Será que acertei.
TROVA DOR
Ontem entrei no meu quarto,
perdido dentro de mim.
Talvez farto pelo parto
que parte perto do fim…
Quando sentirei de novo
esses doces lábios seus,
para sonhar deleitoso
sem amargar nosso adeus?
O gosto desta amargura
dentro deste trovador,
deságua nesta tortura:
a dor pura por amor…
(Igor Veiga / PERIGOR)
Acertou em cheio! Belo poema!
Olá!
Es / tou a / cor/ da / do / SÓ
Es / tou in / fe / LIZ
Esse verso está correto?
Es / tou / a / cor / da / do / só (7 sílabas)
Es / tou / in / fe / liz (5 sílabas)
Bom dia , por favor essa escansão da primeira estrofe do soneto abaixo está correta?
Te/nho/so/nhos/cru/eis/n’al/ma/doen te
Sin/toum/ va/go/re/ceio/pre/ma/tu ro
Vou/ame/do/na/ares/ta/do/fu/tu ro
Em/be/bi/doem/sau/da/desdo/pre/sen te
Muito bom! Veja abaixo pequenos ajustes. Os versos são de 10 sílabas poéticas:
Te/nho/so/nhos/cru/eis/n’al/ma/do/en (te)
Sin/toum/va/go/re/cei/o/pre/ma/tu (ro)
Vou/ame/do/na a/res/ta/do/fu/tu (ro)
Em/be/bi/doem/sau/da/des/do/pre/sen (te)
No verso: “Eu era seu guia” ,a elisão poderia ocorrer entre as sílabas *Eu* e *e*de era ?
Sendo assim: Eu e/ra/seu/gui
Nesse caso não há elisão pois o “e” de “era” é uma sílaba tônica. O correto seria eu/e/ra/seu/gui
Mas a regra diz que se tiverem vogal ao lado de vogal de sílabas diferentes e a sílaba que vem primeiro for atona você deve junta-las.E também ao pronunciar “eu era” pode perceber a ligação do som.
Exatamente, a ligação ocorre se a vogal for átona. Como o “e” de “era” é uma vogal tônica, não há elisão nesse caso. Quando falamos “eu era” em voz alta, pode-se notar que começamos num tom mais baixo (“eu”), depois mais alto (“e”, de “era”, sílaba tônica), depois mais baixo novamente (“ra”, de “era”). O “eu” não se mistura com o “e” de “era”: eu-E-ra. Veja como é diferente com, por exemplo, “sempre atento”. “pre” é uma sílaba átona (“sem” é a tônica), e “a” também (“ten” é a sílaba tônica). Portanto, há elisão nesse caso: sem / pre-a / ten. Falando em voz alta percebe-se que realmente juntamos essas sílabas: SEM-pre a-TEN-to. Faz sentido?
Bem não sei se estou certa peço perdão caso não esteja mas não há uma regra que diz que caso duas vogais de sílabas diferentes ficarem ao lado uma da outra e a primeira sílaba presente for átona você deve juntas em uma única sílaba.
Como exemplo posso levar este verso do poema ausência de Carlos Drummond :
Porque a ausência essa ausência assimilada
Cujo qual a escansao seria:
Por/que/a au/sen/cia es/sa aí/sen/cia as/si/mi/lá
Na qual vc pode perceber a nunca dás sílabas:
Cia e es das palavras ausência e essa sendo a sílaba Cia atona e es tônica.
Então se pode notar que mesmo que es seja tônica há uma junção.
Aguardo sua resposta,obrigada.
Oi, Julia! Imagina, fico feliz com a discussão. Eu faria a escansão do verso que você mencionou da seguinte forma:
Por / que / a au / sên / cia, / es / sa au / sên / cia as / si / mi / la
Minha única sugestão em relação à sua proposta seria separar “cia” e “es” na quinta sílaba poética. Como “es” é a sílaba tônica de “essa”, não permitiria elisão. Eu manteria as outras duas elisões: “a au”, já que ambas são átonas (“sên” é a tônica), e “cia as” já que a sílaba tônica de “ausência” é “sên” e a de “assimilada” é “la”.
Falando em voz alta, realmente pode-se criar uma junção de “cia es”, mas acho que tem mais a ver com a forma de falar. Como o poeta acrescentou uma vírgula separando as duas sílabas, acho que faz mais sentido mantê-las sem elisão. Me parece também dar um ritmo melhor a este verso.
Por favor me ajudem aqui…
Preciso fazer uma escansão dos versos desse poema:
Que é poesia?
Uma ilha cercada de palavras por todos os lados
Que é um poeta?
Um homem que trabalha um poema com o suor do seu rosto
Um homem que tem fome como qualquer outro homem.
(CASSIANO RICARDO)
Oie, por favor, tem como fazer a escanção do poema ” Ó linda galatéia ” do autor : Cláudio Manoel da Costa
Olá, Beatriz. Esse poema não tem uma métrica constante. Pelo que pude ver, ele possui alguns versos de 6 sílabas e outros de 10.
A-mú-si-ca-le-tra- al-ma 7
E-ner-gi-a- vi-tal, -mi- nha. 7
sim, -os -meus -ner-vos- a- cal- ma 7
Mi-nha- po-e-si-a -mú- si-ca 7
Adriano de Alvarenga Azevedo
Mú-si-ca-li-zar -le-tra – al-ma 8
Energia vital, minha. 7
sim, aos meus nervos acalma 7
poesia, música: alinha. 8
Adriano de Alvarenga Azevedo
Le/tra/e /mú/si/ca/ praa/ma 7
Pas/sae/ner/gi/a/ vi / tal 7
Sim,/ os /meus /ner/vos/ a/ ca/lma 7
E / ME /TOR/NA/I/MOR / TA 7
Adriano de Alvarenga Azevedo
está correto?
Muito bem! Belos versos. 🙂
A elisão pode ocorrer em alguns casos como le/tra e/mús/si/ca ou e/me/tor/na i/mor/tal.
Muito boa a explicação agora já não dificuldade de resolver estes exercícios que envolvem escanção
Fico feliz, obrigado!
Tenho duvida !como faço a escansão do verso “onde a liberdade”
Não sei se é assim on/de a/ li/ber/dade
On/de a/li/ber/da. São 5 sílabas poéticas (já que a última sílaba a ser contada é “da”, e não “de”).
Por favor me ajuder a fazer a escansao do poema ,De volta para meu aconchego da Elba Ramalhos
Peço ajuda!!
Pátria, latejo em ti, no teu lenho, por onde A
Circulo! e sou perfume, e sombra, e sol, e orvalho B
E, em seiva, ao teu clamor a minha voz responde, A
E subo do teu cerne ao céu de galho em galho. B
Dos teus liquens, dos teus cipós, da tua fronde, A
Do ninho que gorjeia em teu doce agasalho, B
Do fruto a amadurar que em teu seio se esconde, A
De ti, — re bento em luz e em cânticos me espalho! B
Vivo, choro em teu pranto; e, em teus dias felizes, C
No alto, como uma flor, em ti, pompeio e exulto! D
E eu, morto, — sendo tu cheia de cicatrizes, C
Tu golpeada e insultada, — eu tremerei sepulto: D
E os meus ossos no chão, como as tuas raízes, C
Se estorcerão de dor, sofrendo o golpe e o insulto! D
(Olavo Bilac)
Olá preciso de fazer uma escansão dos versos “sai menino de minha terra”,”hoje é uma bonita cidade” e “tem avenidas,arranha-ceus”.
Bom dia, poderia me ajudar na escansão do verso a seguir?
“No mal que fazia a ela.”
Eu faria a escansão da seguinte forma:
No | mal | que | fa | zia a e.
No entanto, fiquei em dúvida devido à existência de várias vogais em sequência. Grato pela atenção.
Fiquei em dúvida porque, além dos vocábulos após “fazia” começarem em vogais, a palavra “fazia” é uma paroxítona, e esse hiato me confundiu um pouco na escansão…
No / mal / que / fa / zi / a / e
Poderia me ajudar a fazer a escansão desse soneto ?
SONETO ANTIGO
Responder a perguntas não respondo.
Perguntas impossíveis não pergunto.
Só do que sei de mim aos outros conto:
de mim, atravessada pelo mundo.
Toda a minha experiência, o meu estudo,
sou eu mesma que, em solidão paciente,
recolho do que em mim observo e escuto
muda lição, que ninguém mais entende.
O que sou vale mais do que o meu canto.
Apenas em linguagem vou dizendo
caminhos invisíveis por onde ando.
Tudo é secreto e de remoto exemplo.
Todos ouvimos, longe, o apelo do Anjo.
E todos somos pura flor de vento.
Cecília Meireles
Versos decassílabos. Por exemplo:
Res / pon / der / a / per / gun / tas / não / res / pon
Per / gun / tas / im / pos / sí / veis / não / per / gun
MUITO BOM
Muito eficaz a aula básica e já não tenho dificuldade em resolver exercícios que envolvem escanção
Que ótimo! 🙂
Oi sou a Marília podem me ajudar a fazer a escansão das 2 primeiras estrofes do texto fala baixo coração
Ela vinha toda mar
Deixava em minha praia
E / la / vi / nha / to / da / mar (7 sílabas poéticas)
Dei / xa / va em / mi / nha / prai (6 sílabas poéticas — poderiam ser 7 se dividirmos “va” e “em” em sílabas distintas)
tem como por favor,você me ajudar a fazer a escansão do poema Chove de Fernando pessoa
Pode fazer a escansão do poema /o amor é fogo que arde sem se ver
oa/mor/é/fo/go/que/ar/se/sem/se/ver
O+a / mor / é / fo / go / que+ar / de / sem / se / ver. São 10 sílabas poéticas.
Escansão e metrica da musica ea casa é sua alguem pode me ajudar
Mas eu ainda passo muoitas dificuldades nessa parte de escansao
Na escansão do verso “O ouro irrita a pele” a palavra “irritada” vai ser dividida normalmente ( ir-ri-ta-da) ou de forma diferente?
palavra “irrita”/ (ir-ri-ta)
Perdão, foi errado
Sim! E pode haver elisão entre a última sílaba e o “a” antes de “a pele” (ir / ri / ta+a / pe)
Existe um recurso poético que diz que não se pode separar rr e ss na escansão poética. Porque?
Como resolver em: Me sorri um sorriso pontual.
Me/so/rri/um/so/rri/so/pon/tual.
Com a sinalefa junta-se vogais diferente : Me/so/rri um/so/rri/so/pon/tual
Será que está certo?
No verso: “Enfim te vejo!- enfim posso” fazemos a elisão entre ve-jO e En-fim?
Sim! São 7 sílabas poéticas.
Admiramos a forma como é feita a escansão dos poemas, etc.
Não obstante, ser um método antigo, ainda é utilizado como forma de estudo na Literatura. Muito interessante!
Gostaria de tirar mais dúvidas, por favor!
As palavras “pois” e “mais” têm divisão silábica poética?
As palavras que tem vogais repetidas, como, por exemplo “apreensão”, o “ee”, Japiim “ii”, são separadas, ou formam só uma sílaba poética?
As palavras que tem consoantes “mudas”, como por exemplo, “admitir”, “percepção”, “ritmo” , são poeticamente separadas assim: ad-mi-tir; per-cep-ção; jac-tân-cia ?
Gratíssimo!
Abraço.
“Pois” e “mais” têm apenas uma sílaba poética. Vogais repetidas são separadas em sílabas diferentes como na divisão silábica natural dessas palavras (ex. a / pre / en / são). E seus exemplos de palavras que tem consoantes mudas estão corretos! A divisão silábica é assim mesmo. A única diferença é que, quando contamos sílabas poéticas, paramos na última sílaba tônica. Neste caso, “percepção” tem 3 sílabas poéticas, enquanto que “jactância” tem apenas 2 (apesar das duas palavras terem 3 sílabas).
Você poderia me ajudar na escansão do verso “Fatigado da calma se acolhia¨?
Fa / ti / ga / do / da / cal / ma / se+a / co / lhi. É um verso decassílabo.
Na escansão do verso “Eras na vida a pomba predileta”, a palavra ‘eras’ é dividida (e-ras) ou não (eras)?
Sim, a palavra ‘eras’ é dividida (o verso tem 10 sílabas poéticas)
Muito bem ! Gostei da orientação das divisões dos versos-(escanção!
Gostei muito espero aprender mais com
Que voces têm quero aprender mais palavras.
Esses poemas são muito bons. Quem é o autor?