Métrica
Métrica é o estudo dos versos. Uma forma de classificar os poemas é de acordo com o número de sílabas poéticas. As classificações métricas mais comuns são:
1) Monossílabo: 1 sílaba poética
2) Dissílabo: 2 sílabas poéticas
3) Trissílabo: 3 sílabas poéticas
4) Tetrassílabo: 4 sílabas poéticas
5) Pentassílabo ou Redondilha Menor: 5 sílabas poéticas
6) Hexassílabo ou Heróico Quebrado: 6 sílabas poéticas
7) Heptassílabo ou Redondilha Maior: 7 sílabas poéticas
8) Octossílabo: 8 sílabas poéticas
9) Eneassílabo: 9 sílabas poéticas
10) Decassílabo: 10 sílabas poéticas
11) Hendecassílabo: 11 sílabas poéticas
12) Dodecassílabo: 12 sílabas poéticas
13) Bárbaro: 13 ou mais sílabas poéticas
Poemas que utilizam métricas variadas, muitas vezes sem utilizar rimas, são chamados versos livres. Algumas formas de poemas utilizam métricas fixas. É o caso do soneto. Soneto é um poema de forma fixa, com catorze versos. Sua estrutura é dividida em duas estrofes com quatro versos cada, seguidas de duas estrofes com três versos cada. Um exemplo de Soneto pode ser visto abaixo:
SONETO DA HIPOCRISIA
Senti o ódio e seu imenso véu,
Cobrindo o mundo, enganando a esperança
E enquanto era planejada a vingança
Vi nuvens negras cruzarem o céu
Escondido no lugar mais profundo,
Com medo eterno e sedento de vida,
Hesitante em relação à saída,
O amor confinado no fim do mundo
Almas sugadas pela insegurança
Nos humanos, dentro do coração,
Triste pavor nos transforma em crianças
Seres fadados à diminuição
Mas o fogo interno que não se cansa
Faz a vida virar doce ilusão
Observe que, neste caso, todos os versos são decassílabos.
Dentre os grandes sonetistas da literatura portuguesa, destacam-se Camões, Augusto dos Anjos, Cruz e Sousa, Olavo Bilac e Vinícius de Moraes.
Outra forma de poesia que se utiliza da métrica é o haicai. Haicai é uma forma de poética de origem japonesa que consiste na objetividade, utilizando apenas três versos. De modo geral, o primeiro e o terceiro verso possuem cinco sílabas poéticas, enquanto que o segundo possui sete sílabas poéticas. Além disso, o tema mais comum do haicai é a natureza. Um exemplo de haicai pode ser visto abaixo:
NOITE
O tempo passando
Noite de vento suave
Saudade em meu peito
Para entender como sílabas poéticas são divididas, veja a escansão.
Os poemas utilizados como exemplo são de autoria de Paulo Manso (autor de Foi-se e O Breve Momento de Existir).
olá
eu queria saber quantas silabas métricas tem este poema.
“Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo”
Bonito
Boa tarde,
Preciso de ajuda…
Qual métrica deste poema e sistema de rimas.
A moça de bicicleta
parece estar correndo
sobre um chão de nuvens.
A mecânica ardilosa
dos pedais multiplica
suas pernas de bronze.
O guidão lhe reúne
num só gesto redondo
quatro braços.
O selim trava com ela
Um íntimo diálogo
de côncavos e convexos.
Em revide aos dois seios
em riste, o vento desfaz
os cabelos da moça
numa esteira de barco
– um barco chamado
Desejo onde, passageiros
de impossível viagem,
vão todos os olhos das ruas por que passa.
Comprimentos!
Existe alguma métrica nos poemas de Fernando Pessoa? Cada heterônimo segue uma?
Divida os versos abaixo em sílabas métricas, classifique-os. e analise as rimas.
Lí, suas matérias e explicações, mas não consigo entender, poderia me ajudar com estes versos?
Somos muitos Severinos
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
Obrigado.
Olá, Marcos. Esses versos são heptassílabos.
Passam os dias, os anos
Passam o desejo e o poder
Mas uma coisa ha que fica:
A simples forma de viver. É considerado livre não? Pois contém 7/8/8/7
Eu diria que são versos de 7 sílabas, mas com algumas “licenças poéticas”. Por exemplo, o segundo verso realmente pode ser considerado de 8 sílabas, mas também pode ser:
Pas / sam o / de / se / jo e o / po / der
O que são esses 7/8/8/7 ?
São o número de sílabas de cada verso: 7 sílabas poéticas no primeiro verso, 8 no segundo, 8 no terceiro e 7 no quarto.
Olá, no poema “É interior à minha mágoa” de Fernando Pessoa acredito que os versos sejam octossílabos, no entanto o verso 19 tem apenas 5 sílabas métricas. Digo então que o poema é em verso livre?
Olá! Sim, os versos são octossílabos. O verso 19 é “sopra, sopra, sopra, vento…”, certo? Esse verso tem 7 sílabas poéticas. Ainda diria que o poema é octossílabo, apesar deste verso.
Que tipo de verso há em ” pobre velha música ” de fernando pessoa??
Versos de 5 sílabas poéticas (pentassílabos). Segue a escansão dos dois primeiros versos como exemplo:
Po / bre / ve / lha / mú (sica)
Não / sei / por / que a / gra (do)
Qual a métrica do poema (Ser Moça e Bela Ser) de Raimundo Correia. Se puder ajudar agradeceria imensamente.
Olá, Carla, esse poema tem versos de 12 sílabas na maior parte. Alguns versos são menores (ex., “A voar, a voar?…”), mas a maioria tem 12 sílabas poéticas.
qual a métrica do poema (Poemas Escolhidos) de Cláudio Manoel da Costa. Se puder ajudar agradeceria imensamente
Olá, Luis. Os sonetos são decassílabos.
Alguém poderia me dizer o Número de sílabas poéticas de cada verso desse poema?
A Passiflora, flor da Paixão de Jesus,
Conserva em si, piedosa, os divinos Tormentos:
Tem cores roxas, tons magoados e sangrentos
Das Chagas Santas, onde o sangue é como luz.
Quantas mãos a colhê-la, e quantos seios nus
Vêm, suaves, aninhá-la em queixas e lamentos!
Ao tristonho clarão dos poentes sonolentos,
Sangram dentro da flor os emblemas da Cruz…
Nas noites brancas, quando a lua é toda círios,
O seu cálice é como entristecido altar
Onde se adora a dor dos eternos Martírios…
Dizem que então Jesus, como em tempos de outrora,
Entre as pétalas pousa, inundado de luar…
Ah! Senhor, a minha alma é como a passiflora!
12 sílabas poéticas
Dodecassílabo ou verso alexandrino = 12 sílabas poéticas.
a-pas-si-flo-ra-flor-da-pai-xão-de-je-sus —-> (12 sílabas)
con-ser-vaem-si-pi-e-do-saos-di-vi-nos-tor-men-tos —-> (13 sílabas [13 = 14-1])
tem-co-res-ro-xas-tons-ma-go-a-dos-e-san-gren-tos —-> (13 sílabas [13 = 14-1])
das-cha-gas-san-tas-on-deo-san-gue-é-co-mo-luz —-> (13 sílabas)
quan-tas-mãos-a-co-lhê-lae-quan-tos-sei-os-nus —-> (12 sílabas)
vêm-su-a-ves-a-ni-nhá-laem-quei-xas-e-la-men-tos —-> (13 sílabas [13 = 14-1])
a-o-tris-to-nho-cla-rão-dos-po-en-tes-so-no-len-tos —-> (14 sílabas [14 = 15-1])
san-gram-den-tro-da-flor-os-em-ble-mas-da-cruz —-> (12 sílabas)
nas-noi-tes-bran-cas-quan-doa-lu-a-é-to-da-cí-rios —-> (13 sílabas [13 = 14-1])
o-seu-cá-li-ce-é-co-moen-tris-te-ci-doal-tar —-> (13 sílabas)
on-de-sea-do-raa-dor-dos-e-ter-nos-mar-tí-rios —-> (12 sílabas [12 = 13-1])
di-zem-queen-tão-je-sus-co-moem-tem-pos-deou-tro-ra —-> (12 sílabas [12 = 13-1])
en-treas-pé-ta-las-pou-sai-nun-da-do-de-lu-ar —-> (13 sílabas)
ah-se-nhor-a-mi-nhaal-ma-é-co-moa-pas-si-flo-ra —-> (13 sílabas [13 = 14-1])
No poema , “maquina de estiver” de Mario de andrade, apresentam o mesmo numero de sílabas poéticas ?
Gostaria de saber o número de sílabas poéticas do “Poema de Sete Faces”ex: “Quando nasci,um anjo torto”.
São sete silabas poéticas = quan-do-nas-cium-an-jo-tor-to (8-1) conta-se até a última silaba tônica (tor)
Esse poema tem versos livres (não hã uma métrica constante nos versos).
Separa o primeiro verso meu só dá 8
Sim, o meu também:
Quan / do / nas / ci / um / an / jo / tor
quais a figuras de linguagem estão presente no soneto nel mezzo del camin
Boa Noite, gostaria de saber sílabas métricas e as rimas. Desse poema.
iguais em tudo na vida:
na mesma cabeça grande
que a custo é que se equilibra,
no mesmo ventre crescido
sobre as mesmas pernas finas
e iguais também porque o sangue,
que usamos tem pouca tinta.
i-guais-em-tu-do-na-vi-da —-> (7 sílabas [7 = 8-1])
na-mes-ma-ca-e-ça-gran-de —-> (7 sílabas [7 = 8-1])
quea-cus-to-é-que-see-qui-li-ra —-> (8 sílabas [8 = 9-1])
no-mes-mo-ven-tre-cres-ci-do —-> (7 sílabas [7 = 8-1])
so-reas-mes-mas-per-nas-fi-nas —-> (7 sílabas [7 = 8-1])
ei-guais-por-que-tam-ém-o-san-gue —-> (8 sílabas [8 = 9-1])
queu-sa-mos-tem-pou-ca-tin-ta —-> (7 sílabas [7 = 8-1])
Foi ótimo conhecer estas dicas esclarecedoras para indicá-las a algumas pessoas que podem tirar suas dúvidas. Eu vim para saber como classificar um verso de 6 sílabas poéticas. Nunca tinha ouvido falar do Heroico quebrado. Que fica entre as redondilhas, a menor de 5 sílabas e a maior de 7. Foi importante. Muito obrigada.
Que bom! 🙂
poderia me ajudar com a métrica do poema Ser, de Carlos Drummond de Andrade?
Obrigado
São versos livres (não há uma métrica constante no poema todo)
Olá, gostaria de saber qual a métrica do poema Arma de Fagundes Varela
É uma redondilha maior (7 sílabas poéticas)
Ele é um heptassílabo ( redondilha maior)
“Se es|tou| con|ten|te,| que|ri|da,”
“Com| es|ta i|men|sa |ter|nu|ra”
Correto! 🙂
Como se dá a separação do primeiro verso do Soneto da Hipocrisia? Utilizei um site para ver e o verso é classificado com 8 sílabas poéticas.
Sen / ti / o / ó / dio e / seu / i / men / so / véu
Oi, tô ainda em dúvida, pq, ao que me parece, seria como segue, mas se for do jeito que fizeste, qual o porquê?
* Sen/tio/ó/dio e/seu i/men/so/véu
Como exemplo, não há elisão entre ‘ti’ e ‘o’ já que ‘ti’ é a sílaba tônica de ‘Senti’.
Gostaria de saber a sílaba poética e a métrica do poema de João Penha, O eterno femenino.
São versos de 7 sílabas poéticas (redondilha maior)
Olá! Gostaria de saber a escansão de versos do poema ” Vibora” de Almeida Garrett
São versos de 7 sílabas poéticas (redondilha maior)
Oi, tudo bem? Pode fazer a escanção do verso do poema de Vinicius de Morais?
” E te amo além, presente na saudade.”
E / te a / mo a / lém / pre / sen / te / na / sau / da (10 sílabas poéticas)
Oi queria saber a métrica do poema “Viver Simplesmente “de Ricardo Reis ,obrigada
5 sílabas poéticas (redondilha menor)
Olá muito obg pelas dicas!!!
Mas gostaria de saber se depois da sétima sílaba poética pode ter mais 4 sílabas???
Por gentileza, como ficaria a separação do verso “entre urtigas pastorear:” (Morte Vida Severina). Para mim, a contagem dá oito sílabas “en/treur/ti/gas/pas/to/re/ar”. Grato.
Pode ser, mas uma alternativa seria:
En / tre ur / ti / gas / pas / to / rear
Com uma certa “liberdade poética” no fim para virar um verso de 7 sílabas poéticas.
Verdade “M”, até eu cairia (rs)
Ola, especialmente adorei bastante a sua intervensao me ajudou em vulto. Obrigado
Que bom! 🙂
ótimo! Infelizmente parece que muito poucas pessoas hoje têm interesse na arte poética. parabes pelo site.
Obrigado! 🙂
Gostaria de saber a metrica da poesia “comigo me desavim”
Olá, existe uma classificação específica para poemas com versos alternados com 9 e 7 sílabas?
Tipicamente consideraríamos versos livres
É claro que a vida é boa E a alegria,a única indizível emoção É claro que te acho linda Em ti bendigo o amor das coisa simples É claro que te amo E tenho tudo pra ser feliz Mas acontece que eu sou triste… -a pergunta e essa:A SEQUENCIA DO POEMA APRESENTA UMA REPETIÇAO EM SUA ESTRUTURA QUE REPETIÇAO E ESSA ?
Não tenho muito claro quando eu preciso de contar sílabas con vogais juntas como una sílaba e quando como duas sílabas.
Gostaria de saber qual a estrutura silábica do Poema de Finados de Manuel Bandeira
Olá. Gostaria de saber a escansão do verso : “Não há esperança em seres mortais.”
Não / há / es / pe / ran / ça em / se / res / mor / tais (10 sílabas). Poderiam ser 11 se decidíssemos não juntar “ça + em”.
A)”mar
Luar
Você”.
B)”Impotente
descontente
dói meu dente
só assim é o poema paciente”.
Muito proveitoso!! Obrigada.
Obrigado!
Boa noite.
Sou de Parintins, Amazonas. Sou poeta. O seu trabalho é primoroso! Parabéns!
Gostaria de tirar uma dúvida que, há tempos, me preocupa. Preciso aprender mais!
No poema “Soma de Malogros Noves Fora Tudo”, do poeta amazonense, Thiago de Mello, os primeiros versos começam assim:
“Com o desperdício de cores,
Selo o fim dos meus amores”
O “com o” é contado só como uma sílaba poética? Porque já li poemas em que não há fusão dessas sílabas, fazendo com que elas sejam contadas individualmente. Se forem contadas individualmente, o primeiro verso é um octossílabo, não um heptássílabo. O curioso do poema é que só esse verso está assim, já que o poema todo é em heptássílabos.
Observo isto, pois, num soneto de Florbela Espanca, notei que o “com o” ou “com a” é contado individualmente, para que, então, pudesse completar as 10 sílabas poéticas, uma vez que todos os demais versos são decassílabos.
O “com o” corresponde, foneticamente, ao co’os?
Desculpa ter escrito um “jornal”, mas sou muito “didático”… Rsrs…
Desde já agradeço.
Abraço.
Boa pergunta! Tipicamente contaríamos “com o” em duas sílabas. Em alguns casos toma-se uma certa “liberdade poética”, principalmente neste caso em que “com o” pode ser pronunciado como um único “bloco”. Então depende do poema também. Portanto, você está correto: é como “co’os” foneticamente.
eu estou meia confusa em relação ao poema permanência de claro enigma (Carlos Drummond) do cap V, acho que é dodecassílabo com 12 sílabas, mas estou na dúvida, agradeceria muitíssimo se me ajudasse! obrigada desde já
Olá, não há uma métrica específica neste poema.
Muito obrigado pelas dicas! Muito úteis! Estou estudando poesia e ando tendo dificuldade na junção de algumas vogais nas sílabas poéticas. Por exemplo: “tão inocente” tem quantas sílabas poéticas? 3 ou 4? Não sei se posso juntar “tão i” em uma só sílaba. Poderia me ajudar, por gentileza?
Eu diria que 4 já que sílabas tônicas geralmente não sofre elisão: tão / i / no / cen
existe um nome para o poema comum em poesia popular de 12 versos ( 3 estrofes de quatro versos cada, sendo a primeira e a última estrofes em redondilha maior e a do meio em redondilha menor)?
Eu gostaria de saber a escansão do verso: “Quem não a tem.” Ocorre elisão entre ‘não’ e ‘a’? Obrigada
A princípio não, já que “não” é uma sílaba tônica.
Boa noite, gostaria de saber as silabas métricas do poema “comigo desavim” de Sá de Miranda. E será que poderia por no comentário o poema dividido com todas as sílabas métricas?
obrigada, boa noite
Ola gostaria de saber a escansão do poema “Quando ela passa” (quando eu me sento a janela P’los vidros que a neve embaça(…))
7 sílabas poéticas. Por exemplo: quan/do-eu/me/sen/to-a/ja/ne
Olá, gostaria de saber a métrica do poema do Olavo Bilac: Nel Mezzo Del Camin
Esse poema possui versos decassílabos (10 sílabas poéticas)
Qual é a métrica do poema “Gozo é dor” de Almeida Garret ?
Aqui estão os 2 primeiros versos:
“Se estou contente, querida,”
“Com esta imensa ternura”
Neste poema, a métrica é irregular ?
Obrigada.
7 sílabas poéticas:
se-es/tou/con/ten/te/que/ri
com/es/ta-i/men/sa/ter/nu
Também tenho interesse no autor do Soneto da Hipocrisia. Podem nos informar?
Paulo Manso (autor de Foi-se e O Breve Momento de Existir).
Olá gostaria de saber qual o nome do autor do poema ” soneto da hipocrisia “
Paulo Manso (autor de Foi-se e O Breve Momento de Existir).
Olá, gostaria de saber qual é a Métrica do poema Canção de Eugénio de Andrade?
Esse poema possui métrica irregular (alguns versos têm 8 sílabas poéticas, outros 7 por exemplo)
Não consigo achar a divisão silábica da palavra poético e como é classificada??
Separação silábica: po-é-ti-co
As sílabas poéticas não são iguais ás sílabas clássicas. seguem a fonética e são consideradas somente até a última sílaba tónica. então, classicamente, poético, tem 4 sílabas, mas na métrica poética tem somente três e dependendo da entonação, até mesmo duas.
Digo, isso enfim (cinco sílavas poétias,
Prá que você ouça (cinco sílabas poéticas, pois termina no ou; o ça é sílaba átona
Eu estou aqui ( cinco sílabas poéticas, cinco clássicas
Ver você chegando ( cinco sílabas poéticas, seis sílabas clássicas. a última sílaba tônica é gan; o do é sílaba átona, não conta
Olá, gostaria d e saber a métrica do poema víbora de Almeida garrat?
Olá! O poema Víbora, de Almeida Garrat, possui versos heptassílabos. Por exemplo, a divisão dos dois primeiros versos é a seguinte:
Co / mo a / ví / bo / ra / ge / ra
No / co / ra / ção / se / for / mou
Lembrando que a contagem vai só até a última sílaba tônica.
legal
🙂
Oi, quero saber se quando a tonica está na primeira silaba de uma palavra de três silabas, no fim do verso é contada como? Exemplo : lástima, lagrima, prática, “uma lastima”= tem 5 ou 3 silabas metricas? E “é uma coisa” tem 3 ou 4, Muito obrigado
Olá, Vitor! No caso de palavras proparoxítonas (quando a silaba tônica, a mais forte, é a antepenúltima), a regra continua valendo. Ou seja, conta-se apenas até a última sílaba tônica. Dessa forma, usando seu exemplo, “uma lástima” tem 3 sílabas poéticas (u / ma / lás).
O outro exemplo, “é uma coisa”, a princípio possui 4 sílabas poéticas (é / u / ma / coi). Em teoria, o “é” não se juntaria com o “uma”, mas pode ser considerado uma “liberdade poética” e não seria estranho se isso ocorresse (neste caso, a contagem seria de 3 sílabas poéticas: é_u / ma / coi).
Se tiver alguma outra dúvida, nos avise. Grande abraço!
Caro Vitor Silva,
É sempre perigoso e inadequado fazer contagem de sílabas poéticas de um trecho isolado de poema, como “É uma coisa”. Sempre é necessário observar o ritmo do restante do poema, verso a verso. Só o contexto rítmico em que se insere nos permitirá dizer com segurança se, nesse caso, teremos três ou quatro sílabas poéticas.
Olá! Vitor! Quanto às palavras proparoxítonas, exemplo: lástima, prática dentre as demais do gênero, têm apenas uma sílaba métrica, ou seja, uma sílaba poética, levando em consideração que nesta classe de palavras, a contagem da sílaba poética, conclui-se na antepenúltima, ou seja, a sílaba tônica.
Ótimas dicas!
De uns tempos para cá, tenho me dado ao estudo da poesia. Creio já ter tido um certo aprendizado.
Obrigado!
Bom demais… Ajudou me muito no desenvolvimento do meu trabalho de pesquisa.
GOSTEI MUITO
Quem é o autor do soneto da hipocrisia
Os poemas utilizados como exemplo são de autoria de Paulo Manso (autor de Foi-se e O Breve Momento de Existir).
lindooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
lindo