E-commerce Básico
Plataforma
O e-commerce é muito mais que um site. É a plataforma que sustenta todo o seu negócio e conduz a interface com seu cliente.
O primeiro passo para o e-commerce é sua plataforma online, em que serão desenvolvidos o frontend (site na visão do usuário) e o backend (sistema de gestão de pedidos, na visão do lojista).
Para que uma loja virtual obtenha sucesso, é necessário abordar duas frentes distintas: trazer tráfego para o site e transformar as visitas em vendas. Para isso, é necessário buscar tráfego de alta qualidade, otimizando as campanhas de marketing online, além de demonstrar um caminho simples e eficiente desde a página principal do site até o final da compra.
Marketing Online
A maior parte do tráfego dos sites vem a partir de buscadores, como Google, Yahoo! e Bing. Por isso, é importante se posicionar logo nos primeiros resultados de busca. Além disso, mídias sociais e e-mail marketing devem ser usados para alavancar sua visibilidade.
SEO – Search Engine Optimization
Para ranquear os resultados das buscas, o Google utiliza um robô que varre todos os sites lendo o código-fonte. Portanto, o código do site deve ser altamente rastreável, organizado de forma a ter relevância na busca. SEO é um trabalho de longo prazo, que deve ser feito desde a criação do site.
SEM – Search Engine Marketing
Os primeiros resultados exibidos pelos buscadores são anúncios, normalmente pagos na forma de CPC – custo por clique. Logo, o anunciante só paga se o anúncio for clicado. Desta forma, é possível calcular um orçamento dependendo do número de visitas desejado para o site. As campanhas no Google AdWords devem ser otimizadas constantemente, afim de diminuir o custo por clique e alavancar o ROI (retorno sobre investimento). SEM é um trabalho de curto prazo, que deve ser otimizado constantemente.
Social Media
Para obter acesso a maior público e divulgar a marca, mídias sociais são ferramentas de extremo poder. As principais mídias utilizadas são Facebook, YouTube, Google+, Twitter, Pinterest, Blog etc.
E-mail Marketing
Muitas vezes utilizado de forma errada pelas empresas, o e-mail marketing é uma excelente forma de comunicação e conversão de clientes. Não basta enviar muitos e-mails, deve-se segmentar a base de clientes e analisar os relatórios de envio.
Operação
A operação inclui todo ciclo de atendimento ao pedido, desde o controle de estoque até a logística de entrega. Dentro deste processo estão:
Atendimento ao Cliente
- Telefone disponível no horário comercial e e-mail de SAC
- Contato com clientes que não efetuaram o pagamento
- Adiantamento de problemas como atraso na entrega
Picking e Packing
- Área para separação dos produtos que serão enviados
- Expedição com processo de embrulho e adesivagem
- Área para despacho de produtos
Logística
- Correio ou transportadora busca os produtos no ponto comercial
- Rastreamento dos pedidos
- Informação ao cliente sobre processo de entrega
Controle de Estoque e Insumos
- Sistema com entrada e saída de produtos
- Gestão de insumos – embalagens, adesivos, caixas para correio, etc.
- Emissão de Nota Fiscal Eletrônica
Relatórios de Acompanhamento
- Relatórios com métricas de retorno do investimento (ROI)
- Controle do CPA (custo por aquisição)
- Reuniões periódicas de monitoramento
Para mais informações além do E-commerce Básico, veja o texto Entendendo o E-commerce no blog do IME Júnior.