Energia Solar
Definição da Energia Solar
Energia solar é a captação de energia luminosa ou energia térmica proveniente do sol e sua posterior transformação em alguma forma utilizável pelo homem (energia elétrica, por exemplo). Ela pode ser dividida em dois tipos: fototérmica e fotovoltaica.
Energia Solar Fototérmica
A energia solar fototérmica funciona através da captação de radiação em uma área grande, refletindo para uma área muito menor, de modo que a temperatura aumente substancialmente.
As usinas fototérmicas devem estar situadas em áreas com potencial médio anual de energia solar de pelo menos 2000 kWh/m2. O aproveitamento da energia fototérmica requer temperaturas elevadas e preferencialmente umidade baixa do ar.
Como exemplo de aparelhos usados na captação de energia solar fototérmica, temos os cilindros parabólicos, a torre central e o disco parabólico, que estão esquematizados abaixo:
Energia Solar Fotovoltaica
A energia solar fotovoltaica é obtida através da conversão direta da energia solar em eletricidade. A célula fotovoltaica é a unidade fundamental do processo. Essa modalidade de energia solar teve sua evolução acelerada durante a corrida espacial, motivada pela busca do abastecimento de regiões afastadas (fonte de energia para sistemas remotos).
Os sistemas fotovoltaicos podem ser isolados ou ligados à rede (integrados a outros aparelhos). Podemos ver os dois exemplos nas figuras abaixo. Na primeira, um painel fotovoltaico. Na segunda, módulos fotovoltaicos integrados a telhas:
Potencial Solar no Brasil
No Brasil, a energia solar apresenta maior potencial no Nordeste, conforme figura abaixo:
Perspectivas Econômicas da Energia Solar
Realizando uma análise econômica dessas duas formas de energia solar, conclui-se que a energia fotovoltaica pode ser aproveitada, porém a fototérmica não é viável comercialmente.
A energia fotovoltaica já é utilizada em grande escala em alguns países, proporcionando geração de energia elétrica em locais isolados, onde custos de distribuição e transporte são elevados. Além disso, há sinergias quando esses sistemas são integrados a redes, como vidros, telhados, etc.
A energia fototérmica não está em estágio comercial, havendo projetos piloto na região do Rio São Francisco. A região do semi-árido do Nordeste apresenta potencial de aproveitamento desta forma de energia.