Regras do Xadrez
O jogo de xadrez é realizado em um tabuleiro quadrado, 8 x 8, com 64 casas iguais alternadamente claras (casas “brancas”) e escuras (casas “pretas”). Cada jogador possui inicialmente 16 peças: 8 peões, duas torres, dois bispos, dois cavalos, uma dama e um rei. O jogo consiste em lances alternados entre os jogadores, movimentando suas peças, até que ocorra o xeque-mate. Se um jogador move uma peça de modo a ameaçar a captura do rei adversário no próximo lance, é dito que esse rei está em xeque. Isso significa que o jogador ameaçado deve tirar o rei da linha de captura. Isso pode ser feito de 2 formas: movimentando o próprio rei para outra casa, ou colocando uma outra peça entre o rei e a peça que o ameaça. Quando é impossível escapar da situação de xeque, ocorre o xeque-mate, que determina o fim da partida.
Para entender melhor as regras do xadrez, devemos primeiramente estudar as peças envolvidas:
Rei
O rei é a peça mais importante do jogo (apesar de não ser a mais poderosa). Sua movimentação se dá em qualquer direção, porém apenas 1 casa. O rei pode capturar qualquer peça adversária que esteja desprotegida. Em outras palavras, cuja captura não signifique deixar o rei em situação de ameaça direta por outra peça adversária.
Dama
A dama, também conhecida como rainha, é a peça mais poderosa do jogo de xadrez. Sua movimentação se dá em qualquer direção do tabuleiro: vertical, horizontal ou diagonal, sem limite de casas por jogada. Seu movimento é como a combinação do bispo com a torre.
Torre
A torre se move na vertical ou na horizontal, sem limite de casas para andar. Sua restrição é movimento na diagonal.
Bispo
O bispo possui movimentação exclusivamente diagonal, sem limite de casas. Cada jogador começa com 2 bispos, um em uma casa preta e outro em uma casa branca. Repare que cada bispo fica limitado às cores da casa em que começou, pois ele não pode se movimentar na vertical nem na horizontal.
Cavalo
O cavalo se movimenta em forma de L. Ele anda dois quadrados em linha reta (horizontal ou vertical) em qualquer direção e depois um quadrado em outra direção perpendicular à primeira. Ou seja, anda duas na vertical e uma na horizontal ou duas na horizontal e uma na vertical. O cavalo possui uma propriedade bastante interessante: é a única peça que pode pular sobre as outras.
Peão
O peão pode andar apenas uma casa, sendo para frente na mesma coluna. A única exceção é o primeiro movimento da partida, em que ele pode andar duas casas (também apenas para frente na mesma coluna). O método de captura do peão é diferente das outras peças do jogo: enquanto todas as peças “comem” as adversárias no final de seu movimento, tomando seu lugar, o peão faz a captura na diagonal. Portanto, ele anda para frente e ataca na diagonal. Além disso, o peão é a única peça do jogo que não pode voltar. Portanto, seu movimento é exclusivamente em direção ao final do tabuleiro do lado adversário. Isso leva a outra propriedade única dos peões: quando um peão alcança o fim do tabuleiro, pode ser trocado por qualquer outra peça (com exceção do rei). Inclusive por outra dama.
A configuração inicial do tabuleiro é a seguinte:
As peças brancas começam o jogo, e os lances dos jogadores ocorrem alternadamente até que ocorra o xeque-mate.
Para aprofundar o entendimento do jogo, veja Aberturas Famosas no Xadrez e Defesas Famosas no Xadrez. Você também pode baixar gratuitamente uma apostila aqui com as Regras do Xadrez.
Eu tenho uma dúvida sobre as possibilidades do peão “comer” uma outra peça do jogo,porque eu joguei o xadrez em PC e nele o peão apenas poderia “comer” outro peão…
Isso procede?
Não, o peão pode comer qualquer outra peça.
Show de bola, já vi alguns artigos das regras , mas esse é mais intuitivo, muito bom mesmo .
Muito boa !!!!
amo o xadrez todo os dias eu jogo com os meus amigos