Resposta do Desafio do Pai
Qual é a resposta do desafio do pai? A pergunta parece não fazer sentido: onde está o pai? Então vamos para as informações que temos:
- A mãe é 21 anos mais velha que o filho.
- Daqui a seis anos, o filho terá uma idade 5 vezes menor que a da mãe.
Não sabemos onde isso vai dar, mas vamos escrever os itens acima matematicamente. Supondo que a idade atual do filho seja X e a idade atual da mãe seja Y, temos que:
Y = X + 21
Essa é a equação do ponto 1 acima: idade da mãe igual a idade do filho mais 21 anos. Vamos agora para o ponto 2: daqui a seis anos, o filho terá uma idade 5 vezes menor que a da mãe. Ou seja, daqui a seis anos, a idade da mãe será 5 vezes a idade do filho. Matematicamente, daqui a seis anos, a idade da mãe será Y + 6 (pois Y é a idade de hoje). Da mesma forma, a idade do filho, daqui a seis anos, será X + 6. Logo, a equação para o ponto 2 é:
Y + 6 = 5 . (X + 6)
Agora, temos 2 equações e duas incógnitas: X e Y, as idades do filho e da mãe, respectivamente. Portanto, é possível encontrar os valores delas. Há algumas formas de resolver esse grupo de equações, vamos fazer de um jeito simples: Pegamos a primeira equação e jogamos na segunda. Para fazer isso, como Y = X + 21, substituiremos o Y da segunda equação por X + 21:
X + 21 + 6 = 5 . (X + 6)
X + 27 = 5X + 30
27 = 4X + 30
4X = -3
X = – 3/4
É um resultado incomum para uma idade, mas conseguimos determinar a idade do filho: -3/4 anos. Vamos pensar em meses: Se um ano tem 12 meses, 3/4 de um ano são 9 meses. Portanto, o filho tem -9 meses, o que significar que ele está começando a ser concebido.
Logo, a resposta do desafio: onde está o pai? Em cima da mãe! 😉